Forte terremoto atinge região central da Itália

PorExpresso das Ilhas,23 ago 2016 23:38

Tremor de magnitude 6,2 ocorreu a 76 km de Perugia e a 10 km da superfície. O abalo foi sentido em Roma. Há pelo menos um morto confirmado. Autoridades apontam para a existência de danos materiais graves e temem que entre 100 e 1000 pessoas possam ter perdido a vida.

 

Um forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu o centro da Itália na madrugada desta quarta-feira (24), perto de Perugia(a menos de 200 km de Roma), anunciou durante a noite de ontem o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) citado pela Agência Reuters.

O tremor foi sentido até na capital e ocorreu a apenas 10 km da superfície e a 76 km a sudeste de Perugia, às 3h36 do horário local (00h36 desta terça no horário de Cabo Verde).

Um porta-voz do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou que o governo está a monitorizar a situação, sem dar mais informações sobre o tremor. Não há informação de danos e vítimas até o momento.

"Foi um terramoto forte, que causou feridos e alguns colapsos de edifícios", disse o chefe da Proteção Civil, Fabrizio Curcio, à televisão pública italiana.

O USGS, citado pela CNN, avançou que os danos podem ser significativos e que é previsível a perda de vidas humanas. "Baseado nas estimativas que temos, podemos ter perdas significativas", explicou Rafael Abreu, geofísico do USGS. à CNN. "Há a probabilidade de existirem entre 100 a 1000 mortos", reforçou ainda Abreu.

A agência de notícias italiana ANSA refere que há danos em edifícios em Ascoli Piceno, uma cidade a este de Norcia, onde se registou o epicentro. 

Outra das cidades afectadas pelo terramoto foi Amatrice. "A cidade já não existe. Há pessoas sob os escombros, eu temo a existência de mortos.", contou o autarca daquela localidade italiana à Associated Press que adianta igualmente que para além de Amatrice, as cidades mais atingidas foram Norcia e Accumoli. A gravidade da situação foi confirmada ao jornal La Repubblica pelo chefe da Cruz Vermelha local que contou que pelo menos uma ponte desabou, tornando mais lenta a chegada de primeiros socorros e que ocorreu uma grande fuga de gás.

O medo de Sergio Pirozzi acabou por se confirmar ao surgir a notícia de uma pessoa morta e de que pelo menos quatro pessoas da família da vítima estão enterradas sob os escombros. Duas delas são crianças.

Sergio Pirozzi, presidente da Câmara Municipal de Amatrice, contou ainda à cadeia de televisão RAI que há pessoas soterradas pelos escombros, que não há luz eléctrica e que é necessário o auxilio de maquinaria pesada para retirar os escombros que cobrem as ruas da cidade.

O terramoto hoje registado teve o seu epicentro a 10 km de profundidade e localizou-se a cerca de 170 Km a noroeste da capital italiana, Roma.

Em 2009, recorda a BBC, um sismo de magnitude 6.3 na escala de Richter, na região de Aquila, que foi também sentido em Roma, causou mais de 300 mortos.

Mais recentemente, a 29 de Maio de 2012, terremotos de magnitude 5,6 e 5,8 atingiram Emilia Romagna, no norte do país, e causaram 15 mortos e 4 desaparecidos. Várias cidades tiveram danos e 5 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

Dias antes, em 20 de Maio de 2012, um tremor de magnitude 5,9 também no norte da Itália, em Bondeno, provocou seis mortos e 50 feridos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,23 ago 2016 23:38

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 ago 2016 8:39

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.