"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que no dia 15-01-2018 pelas 11h51 (10h51 em Cabo Verde) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Nordeste de Arraiolos", pode ler-se no comunicado enviado pelo IPMA.
Num comunicado emitido poucos minutos depois, às 12h10 (menos uma hora em Cabo Verde) de hoje, o IPMA informou que o sismo foi registado nas estações da rede Sísmica do Continente às 11h51 e teve epicentro a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora.
"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas", afirmou o IPMA.
Segundo Fernando Carrilho, chefe da divisão de sismologia do IPMA, o hipocentro foi a 12 km de profundidade, a Norte de Arraiolos, associado a uma falha orientada de Este para Oeste. Esta falha não está relacionada com as falhas de maior perigosidade sísmica para Portugal continental, que são as da zona de Lisboa e Vale inferior do Tejo e a fronteira das placas da Eurásia e africana, a sul do Algarve.
Três minutos depois do sismo houve uma réplica que atingiu os 2,5 na escala de Richter. Ao todo já houve quatro réplicas, até ao momento - a última às 12.28 e atingiu 1,3 graus de magnitude -, mas nenhuma foi sentida pela população.