​Coreia do Norte e nações africanas entre as crises mais esquecidas do mundo

PorExpresso das Ilhas, ONU News,23 jan 2018 8:59

A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, divulgou os resultados do levantamento "Sofrendo em Silêncio", que lista os 10 países que enfrentam crises humanitárias, mas que recebem pouca atenção dos meios de comunicação.

A Coreia do Norte vem em primeiro lugar. Segundo o Acnur, o programa nuclear do país ganha as manchetes dos jornais, mas pouca atenção se dá para a situação humanitária da nação asiática.

A ONU calcula que 18 milhões de pessoas, ou 70% da população norte-coreana não têm comida suficiente, dependendo da ajuda do governo. Dois entre cinco norte-coreanos estão desnutridos.

Outras crises que são esquecidas, segundo o relatório, acontecem nos seguintes países: Eritreia, Burundi, Sudão, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Mali, países da Bacia do Lago Chade (Camarões, Níger e Chade), Vietnã e Peru, país onde mais de 200 mil casas foram destruídas por enchentes no ano passado.

Segundo o Acnur, 1,3 milhão de pessoas ao todo precisaram abandonar suas casas e abandonar o Burundi, a República Centro-Africana, o Mali e as nações da Bacia do Lago Chade.

O alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, explicou haver ligação directa entre a atenção dada pela mídia e o dinheiro que segue para a ajuda humanitária.

Segundo ele, "a mídia tem papel essencial em chamar a atenção do público para crises negligenciadas e esquecidas". Grandi destacou que "apesar das consequências trágicas para milhões de pessoas afectadas por conflitos e deslocamentos, ainda existe uma lacuna entre as necessidades humanitárias e o dinheiro disponível" para atender a essas crises.

O chefe do Acnur afirma que as previsões para 2018 são sombrias, já que existe "fraca vontade política" de resolver conflitos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, ONU News,23 jan 2018 8:59

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 jan 2018 8:59

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.