Merkel e Schulz terão chegado a acordo para formar governo

PorExpresso das Ilhas,7 fev 2018 11:57

Ao fim de quatro meses de impasse político os líderes dos dois maiores partidos alemães terão chegado a acordo para viabilizar governo.

Depois de quatro meses de indecisão tudo acabou por se resolver numa noite. Angela Merkel e Martin Schulz já terão chegado a acordo para viabilizar um governo e a imprensa alemã avança que CDU de Angela Merkel e SPD de Martin Schulz até já fizeram a distribuição de pastas ministeriais.

Segundo a edição online da Der Speigel, citada pelo Diário de Notícias, os sociais-democratas ficam com os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Finanças - o que marca uma ruptura com a herança do conservador Wolfgang Schäuble, que tutelava o sector até ao fim de 2017 - e Trabalho.

A CDU fica com as pastas da Economia e da Defesa, diz o Bild.

O líder da CSU (União Social-Cristã), Horst Seehofer, o terceiro partido a integrar o governo, ficará como ministro federal do interior, avança a mesma fonte.

A Reuters avança que, apesar deste princípio de acordo, as negociações ainda decorrem.

As conversações começaram na terça-feira, que se previa ser o último dia de um processo iniciado no princípio de Janeiro. Esta manhã, as negociações prosseguiam mas terão tido resultados positivos.

Os responsáveis políticos tinham de alcançar um acordo para governar em conjunto e retirar a Alemanha da confusão política que a privou de Governo desde as legislativas de Setembro, eleições que deixaram o país sem uma maioria evidente.

Os 440.000 militantes da CDU terão ainda a última palavra sobre um eventual acordo, numa votação interna que poderá realizar-se no início de Março.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 fev 2018 11:57

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  7 jan 2019 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.