Cessar-fogo na Síria: Macron e Merkel discutem hoje com Putin

PorLusa, Expresso das Ilhas,25 fev 2018 10:56

Foi aprovado no sábado pelo Conselho de Segurança da ONU um cessar-fogo humanitário de um mês na Síria, e hoje o Presidente francês e a chanceler alemã vão manter conversações com o Presidente russo sobre a aplicação da resolução aprovada.

Num comunicado divulgada no sábado à noite, o Palácio do Eliseu classificou a aprovação da resolução como "uma primeira etapa indispensável", antes de anunciar que Emmanuel Macron e Angela Merkel vão hoje manter conversações com o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre "a implementação desta resolução e sobre o caminho político necessário para alcançar uma paz duradoura na Síria".

"Estaremos nas próximas horas e dias extremamente vigilantes sobre a sua implementação concreta", adverte o Eliseu, sublinhando que a trégua "deve ser respeitada" e que "os comboios humanitários devem chegar sem demora às localidades mais afectados pela violência e pela escassez" e que "as evacuações médicas de emergência devem ser implementadas sem impedimentos".

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU aprovaram no sábado por unanimidade uma resolução que prevê um cessar-fogo humanitário de um mês na Síria.

Após intensas negociações, nomeadamente com a Rússia (aliado tradicional da Síria), a votação da resolução foi realizada cerca de duas horas mais tarde do que estava inicialmente prevista.

O texto adotado "exige que todas as partes cessem as hostilidades sem demora pelo menos durante 30 dias consecutivos na Síria para uma pausa humanitária duradoura".

O objectivo, segundo a resolução elaborada pelo Kuwait e pela Suécia, é "permitir a entrega regular de ajuda humanitária, serviços e a retirada de doentes e de feridos mais graves".

"Não é um acordo de paz para a Síria, o texto é puramente humanitário", disse o embaixador da Suécia junto da ONU, Olof Skoog, co-signatário do texto com o seu homólogo do Kuwait.

Nas negociações, os países ocidentais recusaram o pedido de Moscovo para que qualquer coluna de ajuda humanitária tivesse uma autorização prévia por parte de Damasco.

A exclusão do cessar-fogo das zonas em que estão a ser travados combates contra grupos 'jihadistas', como o grupo extremista Estado Islâmico (EI) ou a Al-Qaida, está prevista na resolução.

Depois da aprovação do cessar-fogo no sábado, hoje as forças do Governo sírio retomaram os bombardeamentos e ataques de artilharia contra a região de Ghouta Oriental, um reduto da oposição nos arredores de Damasco.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), houve dois bombardeamentos na localidade de Al-Shifunia, enquanto forças leais ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, lançaram mísseis sobre Harasta, Kafr Badna e Yisrín.

Autoria:Lusa, Expresso das Ilhas,25 fev 2018 10:56

Editado porDulcina Mendes  em  23 jan 2019 3:22