Costa do Marfim altera lei e bane mulheres de determinados trabalhos

PorExpresso das Ilhas,9 mar 2018 11:51

Presidente da Costa do Marfim, Alessane Ouatara
Presidente da Costa do Marfim, Alessane Ouatara

À margem das celebrações do Dia Internacional da Mulher o governo da Costa do Marfim procedeu a alterações na lei para impedir o acesso de mulheres a trabalhos que “excedam a sua habilitação e capacidade física”.

A lista de empregos dos quais as mulheres estão agora banidas inclui aqueles com trabalhos que excedam as habilidades e capacidades físicas das mulheres, ou trabalhos que apresentam perigo de enfraquecer a sua moralidade, como por exemplo trabalhar no subterrâneo ou em minas.

A alteração á lei laboral foi anunciada pelo governo marfinense numa conferência de imprensa restrita na quarta-feira, dia 07, e chegou aos noticiários ontem, Dia Internacional da Mulher.

A BBC Africa diz que o porta-voz do governo não esclareceu como estes trabalhos podem minar a moralidade de quem quer que seja e insistiu em como esta lei visa “proteger as mulheres”.

O representante do executivo na conferência de imprensa explicou ainda que, caso alguma mulher queira contornar a lei e exercer alguma das profissões que lhes foi proibida, deve contactar um inspector do Ministério do Trabalho e “simplesmente” levá-lo ao terreno para que este verifique que essa mulher é capaz de fazer o referido trabalho.

Esta medida segregacionista do governo marfinense veio a público no dia em que governantes de vários países africanos proferiram discursos a louvar a grande capacidade e força das mulheres africanas, por muitos consideradas a espinha-dorsal do continente.

Em 2016 era notícia a nível internacional a forma como as mulheres da Costa do Marfim, que têm na agricultura a sua principal actividade, estavam cada vez mais a ocupar cargos importantes no sector administrativo ou empresarial e a abrir os seus próprios negócios.

Alassane Ouattara é o actual presidente e chefe de governo da Costa do Marfim. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,9 mar 2018 11:51

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 mar 2018 7:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.