Duas centenas de famílias deixaram áreas sob controlo da oposição em Ghouta Oriental

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 mar 2018 8:41

Cerca de 200 famílias, entre 800 e 1.000 pessoas, deixaram hoje áreas sob controlo da oposição em Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco, para zonas dominadas pelas autoridades sírias, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Essas pessoas deixaram a cidade de Duma, a maior em Ghouta Oriental e nas mãos da facção do Exército do Islão, através do corredor aberto pelas forças do governo sírio no campo de refugiados de Al Wafidin.

O Exército do Islão, um dos grupos islâmicos que operam em Ghouta Oriental, e a Rússia, um aliado do governo de Damasco, chegaram a um acordo na semana passada para permitir que civis, doentes e feridos que desejassem deixar Duma o pudessem fazer através do corredor aberto pelo exército sírio. 

Cerca de 76.000 pessoas saíram de Duma e de outras zonas de Ghouta Oriental em direção a áreas em poder das autoridades desde o passado dia 15 de Março. 

Entretanto, há preparativos para uma retirada de combatentes islâmicos e seus familiares, bem como doentes, da população de Harasta, controlada pelo Movimento Islâmico do Sham Livre, que também chegou a um acordo com as tropas do governo. 

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, está prevista a saída de cerca de 8.000 pessoas de Harasta em direcção a áreas dominadas por rebeldes no norte da Síria. 

Nas últimas horas chegaram a Harasta veículos do Crescente Vermelho, que supervisionará a operação e transportará os doentes e feridos. 

Ghouta Oriental é alvo de uma ofensiva terrestre por tropas do governo sírio e seus aliados desde 25 de Fevereiro, precedida uma semana antes da intensificação dos bombardeamentos da aviação síria e russa e dos disparos da artilharia governamental. 

Desde o dia 18 de Fevereiro, pelo menos 1.544 pessoas perderam a vida em Ghouta Oriental, incluindo 316 menores e 193 mulheres, segundo dados do Observatório.  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 mar 2018 8:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.