Milhares sem luz em Portugal depois da tempestade Leslie

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 out 2018 9:05

A tempestade Leslie deixou cerca de 200 linhas de alta/média tensão fora de serviço e milhares de habitações sem energia eléctrica, em Portugal, indicou hoje a EDP Distribuição num balanço da situação. Prevê-se que tenham sido afectadas 300 mil pessoas.

"Os maiores perigos já passaram", disse o comandante Belo Costa, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), num ponto de situação aos jornalistas, às 09:00 na sua sede, em Carnaxide, Lisboa.

O responsável adiantou ainda que mais de 300.000 pessoas foram afectadas por cortes de energia, sendo o número de afectados mais reduzido neste momento, com o trabalho de reposição gradual realizado ao longo da noite.

A EDP Distribuição, que activou o estado de alerta reforçando as equipas operacionais de prevenção às 18:00 de sábado, indica que "mais de 500 operacionais trabalharam durante a madrugada e continuam no terreno para reparação de avarias".

Apesar das "condições adversas", como "estradas cortadas, árvores caídas e o forte vento" que "dificultam a execução das operações", "parte da rede" já foi resposta, segundo o comunicado. 

No entanto, a empresa adianta que, "face à dimensão dos danos verificados, crê-se que será um trabalho moroso, para os próximos dias" e que "serão adoptadas soluções temporárias com instalação de geradores de emergência nas situações mais críticas". 

A tempestade Leslie que passou no sábado e madrugada de domingo por Portugal provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Protecção Civil. 

Fez ainda 61 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra, um em Leiria e três em Viseu. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 out 2018 9:05

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 jul 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.