Republicanos mantêm Senado, mas perdem Congresso

PorExpresso das Ilhas,7 nov 2018 8:36

Os democratas conseguiram, esta terça-feira, capitalizar a divisão que existe na sociedade norte-americana e mudaram a cor a 27 assentos da Câmara dos Representantes, alterando a maioria naquela que é a Câmara Baixa do Congresso norte-americano – e enviando, ao mesmo tempo, uma forte mensagem ao governo de Donald Trump.

Ainda faltam apurar pouco mais de 20 lugares para os 435 da Câmara dos Representantes, mas os democratas já conseguiram alcançar os 220 assentos necessários para a maioria, estando os republicanos com 194 assentos apurados, conforme indica o Politico.

Recorde-se que o Congresso norte-americano é composto pela Câmara dos Representantes, constituída por 435 assentos, e pelo Senado, que conta com 100 assentos. Ao passo que na Câmara dos Representantes as eleições acontecem de dois em dois anos, no Senado os mandatos são de seis anos (a cada dois anos é renovado cerca de um terço do Senado).

No Senado, porém, o Partido Republicano manteve a maioria, faltando apurar ainda cinco assentos (51 contra 45).

Os comportamentos inversos na Câmara Alta e na Câmara Baixa do Congresso fazem adivinhar uma eleição presidencial (2020) dividida e conflituosa, como, de resto, se tem caracterizado o ambiente político e social nos Estados Unidos.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já telefonou à líder dos democratas na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, para a felicitar pela vitória do seu partido naquele órgão do Congresso norte-americano.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 nov 2018 8:36

Editado porAndre Amaral  em  29 jul 2019 23:22