Trump cede e aceita reabrir o governo até 15 de Fevereiro

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 jan 2019 10:43

Donald Trump
Donald Trump(Getty)

​O Presidente norte-americano Donald Trump anunciou hoje na Casa Branca um acordo temporário sobre o fim do ‘shutdown’, que prevê um financiamento dos serviços públicos federais até 15 de Fevereiro. É uma derrota do presidente e uma vitória dos Democratas.

“Estou orgulhoso em anunciar hoje que chegámos a um acordo para pôr termo ao ‘shutdown’”, declarou o Presidente, antes de anunciar que vai assinar um texto aprovado por Democratas e Republicanos. 

O ‘shutdown’, que decorre há 35 dias, sendo o mais prolongado da história dos EUA, forçou a suspensão das actividades de várias agências federais e afectou cerca de 800.000 empregados, muitos a trabalharem sem receber o seu salário.

O acordo a que Trump chegou com o Congresso não inclui os 5,7 mil milhões de dólares (cinco mil milhões de euros) que reclamava para construir um muro na fronteira com o México. 

“Estou muito orgulhoso para anunciar que alcançámos um acordo para reabrir o governo”, disse, durante uma intervenção na Casa Branca.

O acordo representa uma vitória para a oposição dos Democratas, liderada pela presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, que se tem oposto frontalmente a financiar a barreira.

Contudo, Trump ameaçou que podia fechar o governo novamente, a partir de 15 de Fevereiro, quando acabar o financiamento temporário dos serviços federais agora acordado.

“Não temos outra escolha que construir um muro potente ou uma barreira em aço. Se não chegarmos a acordo com o Congresso, ou o governo volta a fechar em 15 de Fevereiro, ou vou utilizar os poderes que me estão conferidos para responder a esta emergência”, antecipou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 jan 2019 10:43

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 out 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.