“Não acho que tenha sido feito algum algum progresso em particular (…) Esperamos que de alguma forma nos próximos dias ou semanas possamos chegar a um acordo”, disse o líder da maioria republicana, Mitch McConnell, aos jornalistas à saída da reunião.
Trump avisou antes da reunião que manterá o encerramento da administração pelo tempo “necessário” e, depois de sugerir uma colaboração com os democratas, insistiu nas suas exigências de financiamento do muro fronteiriço com o México.
Na reunião na Casa Branca, os líderes democratas pediram a Trump que reabrisse imediatamente a parte da administração que está paralisada, deixando para breve o debate sobre a segurança na fronteira do país.
A democrata Nancy Pelosi garantiu na reunião que a sua intenção e dos seus colegas é “acabar amanhã com o encerramento parcial administrativo”.
Pelosi explicou que a aprovação desta segunda iniciativa “daria mais 30 dias” para que democratas, republicanos e Trump negociassem fundos para a segurança das fronteiras dos EUA, sem a necessidade de o Governo ser parcialmente fechado.
Desde 22 de Dezembro que o Governo entrou no seu terceiro encerramento parcial depois de a negociação entre republicanos e democratas no Congresso ter chegado a um impasse com a exigência de Trump de incluir na proposta orçamental mais de 5.000 milhões de dólares para o muro da fronteira.
Tanto a Casa Branca quanto McConnell rejeitaram a proposta democrata e Trump convocou para sexta-feira outra reunião na Casa Branca com os líderes de ambas as partes.
Pelosi e o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer criticaram a atitude de Trump de manter o país “refém”.
Embora Trump permaneça firme na sua intenção de manter a administração parcialmente fechada se não conseguir financiar o muro, o Presidente disse hoje que o México já está a pagar a sua construção através do acordo de livre comércio renegociado no ano passado, conhecido como
“O México está a pagar pelo muro através do novo acordo comercial T-MEC, uma grande parte do muro já foi completamente reformada ou construída e tivemos muito trabalho”, disse o governante na sua conta oficial no Twitter.
No entanto, esse acordo comercial ainda não foi aprovado pelo Congresso dos EUA e, portanto, não entrou em vigor.
O encerramento parcial dos serviços nos Estados Unidos afecta agências de dez departamentos do executivo, incluindo Transporte e Justiça, bem como dezenas de parques nacionais, que geralmente são uma grande atracção turística.
Esta situação também afecta 800.000 dos 2,1 milhões de trabalhadores federais, que não recebem ordenado enquanto o Governo permanecer fechado e à custa de aprovar um novo orçamento.