Governo suíço não autoriza bandeira a navio "Aquarius"

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 dez 2018 15:58

O governo suíço rejeitou hoje que o navio "Aquarius", de assistência humanitária no Mediterrâneo, parado há dois meses por falta de autorizações de navegação, utilize a bandeira do país, segundo a agência noticiosa STA.

O executivo suíço considerou que o navio de assistência humanitária não deve usar a bandeira do país, por falta de enquadramento legal e político, rejeitando uma proposta levada em Outubro ao Parlamento por vários partidos.

O navio encontra-se parado há dois meses, depois de já ter resgatado mais de 30 mil refugiados em operações de salvamento no mar Mediterrâneo.

Até final de Setembro, o navio operou sob bandeira panamiana, mas o governo daquele país da América Central ordenou a retirada do distintivo, alegando que a embarcação tinha violado leis de navegação internacional.

Actualmente, o navio tem bandeira da Alemanha, mas restrições legais impedem-no de prestar serviço humanitário.

O governo suíço também negou a possibilidade de um regime de excepção para enquadrar o funcionamento do "Aquarius", considerando "impossível" estabelecer uma estratégia global para a frota marítima suíça (que possui dezenas de navios mercantes, apesar de o país não ter costas marítimas).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 dez 2018 15:58

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 ago 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.