Novo balanço aponta para 373 mortos e mais de mil feridos após Tsunami na Indonésia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,24 dez 2018 7:14

O tsunami que atingiu a Indonésia no sábado causou pelo menos 373 mortos e mais de mil feridos, segundo um novo balanço das autoridades que alertam que "o número de vítimas continuará a aumentar". Há 128 pessoas desaparecidas.

A informação foi prestada pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, que declarou ainda que 57 pessoas estão dadas como desaparecidas. 

O balanço anterior apontava para 281 mortos e mais de mil feridos na sequência do tsunami que os cientistas acreditam ter sido provocado pelo deslizamento submarino de terra, causado pela erupção do vulcão Anak Krakatau. Com a nova actualização foi avançado, igualmente, que há 128 desaparecidos.

A Associação Médica Indonésia deu conta de que está a enviar mais médicos e equipamentos para o terreno e que muitos dos feridos precisam de tratamento especializado na áreas de ortopedia e neurocirurgia. 

A mesma entidade revelou que a maioria dos pacientes reside na Indonésia.  

Este foi o segundo tsunami a atingir a Indonésia este ano, mas o que atingiu a ilha de Celebes a 28 de Setembro foi acompanhado de um forte terramoto. 

A Indonésia é o quarto país em número de habitantes e também um dos mais castigados por desastres naturais.

A localização geográfica da Indonésia, no Anel de Fogo do Pacífico, e o número de vulcões ativos no país, mais de cem, tornam a nação propensa a grande actividade sísmica. 

O pior tsunami na Indonésia aconteceu a 26 de Dezembro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,24 dez 2018 7:14

Editado porAndre Amaral  em  15 set 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.