Boko Haram mata pelo menos 60 na Nigéria

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 fev 2019 10:07

​O grupo ‘jihadista’ Boko Haram matou pelo menos 60 pessoas num ataque “devastador” na cidade de Rann, no nordeste da Nigéria, junto da fronteira com o Chade, anunciou sexta-feira a organização não-governamental Amnistia Internacional (AI).

Numa sequência de publicações na plataforma social Twitter, a organização partilhou várias imagens de satélite que mostram dezenas de estruturas queimadas durante um ataque do grupo extremista.

A AI acrescenta ainda que os autores do ataque, na segunda-feira, chegaram à cidade em motas e queimaram uma parte da cidade.

Na terça-feira, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) informou que cerca de 30 mil pessoas fugiram durante o passado fim de semana da cidade de Rann para os Camarões, numa tentativa de fugir aos ‘jihadistas’ do Boko Haram.

“Toda a população terá entrado em pânico e fugiu, numa tentativa de escapar à morte”, em apenas 48 horas, afirmou então, em conferência de imprensa em Genebra, o porta-voz da ACNUR, Babar Baloch.

O pânico gerou-se após a retirada, no domingo, das tropas camaronesas que ali tinham sido colocadas após o ataque de 14 de janeiro, que fez 14 mortos nesta localidade, que acolhe mais de 35 mil deslocados.

Nos últimos meses, dezenas de milhares de pessoas fugiram da Nigéria para os Camarões e o Chade, correspondendo a um aumento da violência do grupo extremista islâmico na zona.

As estimativas apontam para 2,5 milhões de deslocados na zona em torno do lago Chade (Nigéria, Chade, Camarões), incluindo 1,8 milhões no interior da Nigéria.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 fev 2019 10:07

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 out 2019 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.