Trump e Kim voltam a reunir-se no final do mês

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 fev 2019 8:08

Kim Jung-un e Donald Trump
Kim Jung-un e Donald Trump(Mega)

O Presidente dos Estados Unidos anunciou, na terça-feira, que vai reunir-se, a 27 e 28 de Fevereiro, no Vietname, com o líder da Coreia do Norte, Kim Jung-un.

"Como parte de nossa ousada diplomacia, estamos a dar continuidade ao nosso esforço histórico pela paz na península coreana", disse Donald Trump, no discurso do Estado da União, proferido perante o Congresso norte-americano, antes de anunciar a data e o local da segunda cimeira com Kim Jong-un.

O enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, viaja hoje para Pyongyang, para preparar a segunda cimeira entre os presidentes Donald Trump e Kim Jong-Un, prevista para final de Fevereiro.

A desnuclearização e as alterações nas relações diplomáticas entre os EUA e a Coreia do Norte, para “construir uma paz duradoura na península coreana”, estão no topo da agenda da reunião de Stephen Biegun com o seu homólogo Kim Hyok Chol, segundo o Departamento de Estado norte-americano.

Donald Trump e Kim Jong-Un encontraram-se pela primeira vez em junho de 2018, em Singapura, numa cimeira que serviu para os dois líderes anunciarem o inicio de uma nova fase de relações diplomáticas e para o Presidente coreano se comprometer a suspender os programas nucleares.

Trump garantiu que as sanções vão continuar em vigor, enquanto Pyongyang não avançar no processo de desnuclearização.

Por outro lado, a Coreia do Norte pediu a assinatura de um tratado de paz com a Coreia do Sul, para ajudar a garantir a sua sobrevivência.

A Guerra da Coreia (1950-53) terminou com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz entre Pyongyang e Seul, o que deixou os dois países tecnicamente em guerra.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 fev 2019 8:08

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 abr 2019 23:23

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.