Kim fica no Vietname após cimeira. Trump pede-lhe reformas

PorExpresso das Ilhas, Lusa,27 fev 2019 8:41

A imprensa norte-coreana revelou hoje que o líder nacional vai ficar no Vietname, após a cimeira com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que apelou a Kim Jong-un para que se inspire nas reformas vietnamitas.

A agência noticiosa oficial da Coreia do Norte, a KCNA, revelou que Kim permanecerá no Vietname, até sábado, para uma "visita oficial de boa vontade".

Na terça-feira, Kim apelou aos diplomatas norte-coreanos, em Hanói, para que aprofundem a cooperação com o Vietname, durante uma visita à embaixada, detalhou a KCNA.

Coreia do Norte e Vietname partilham décadas de amizade e, em teoria, continuam a ser aliados ideológicos.

Pyongyang chegou a enviar centenas de pilotos para assistir as tropas do Vietname do Norte a combater os Estados Unidos, durante a Segunda Guerra da Indochina, enquanto Seul apoiou os esforços do Vietname do Sul na guerra contra os comunistas, destacando mais de 300.000 militares.

No entanto, em meados dos anos 1980, a liderança vietnamita rompeu com a ortodoxia comunista e abriu o país à iniciativa privada, permitindo grandes transformações económicas e sociais. 

O Vietname está hoje entre as 50 maiores economias do mundo e, em 2018, a economia vietnamita cresceu 7%, impulsionada por um aumento de dois dígitos na produção industrial. 

A sul-coreana Samsung Electronics, a maior fabricante mundial de 'chips' para computadores e telemóveis, é mesmo a multinacional que mais tem contribuído para a transformação económica do país - em 2017, foi responsável por mais de um quarto das exportações vietnamitas. 

"O Vietname está a prosperar como poucos lugares na terra", escreveu hoje Trump, na rede social Twitter.

"A Coreia do Norte faria o mesmo muito rapidamente se desnuclearizasse. O potencial é impressionante, uma grande oportunidade, como quase nenhuma outra na História, para o meu amigo Kim Jong-un", acrescentou.

Segundo o portal especializado em notícias sobre a Coreia do Norte nknews.org, a declaração conjunta para a cimeira de Hanói deve incluir a promessa de que Pyongyang procurará um "futuro mais promissor", numa referência ao desenvolvimento económico do país. 

A Coreia do Norte sofreu já décadas de isolamento e pobreza extrema, incluindo períodos de fome que causaram milhões de mortos, mas não abdicou de desenvolver um programa nuclear como garantia de sobrevivência do regime. 

O desenvolvimento económico do país será apenas possível com um aliviar das tensões impostas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, devido ao programa nuclear e testes com mísseis balísticos. 

Num sinal de que as divisões da Guerra Fria podem ser saradas, Donald Trump e Kim Jong-un reúnem hoje às 18:30 no horário local (09:30, em Cabo Verde), no Sofitel Legend Metropole Hanoi, edifício erguido durante a era colonial francesa e usado pelo Governo do Norte do Vietname para receber convidados estrangeiros, durante a guerra. 

Segundo a agenda difundida pela Casa Branca, os dois líderes vão reunir-se sozinhos, durante 20 minutos, e jantarão a seguir, acompanhados das respetivas delegações.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,27 fev 2019 8:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 nov 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.