Pelo menos 15 mil crianças sírias em risco de viver nas ruas do Líbano

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 jun 2019 10:22

Pelo menos 15 mil crianças de refugiados sírios arriscam ficar sem tecto e passar a viver nas ruas no Líbano, cujas autoridades planeiam demolir abrigos improvisados construídos pelos seus pais, advertiram hoje organizações não-governamentais.

Em Abril, as autoridades deram aos refugiados sírios até 09 de Junho para demolirem qualquer abrigo construído com tábuas de madeira ou lonas de plástico em Aarsal, região fronteiriça à Síria.

Nesta área do nordeste do Líbano, estão em causa mais de cinco mil estruturas, de acordo com três organizações não-governamentais internacionais de ajuda - Save the Children, World Vision e Terre des Hommes – que pediram ao Governo para recuar na decisão.

"Para uma criança que mal se alimenta e que muitas vezes não vai à escola, perder a casa é extremamente traumático", sublinhou um responsável pela Terre des Hommes, Piotr Sasin, sediada na Suíça.

"A demolição de muitas dessas casas pode levar à destruição de saneamento e abastecimento de água, expondo as crianças a um alto risco de doenças", acrescentou.

Com uma população de quatro milhões de pessoas, o Líbano abriga entre 1,5 a dois milhões de sírios, sendo que um milhão destes estão registados pela ONU como refugiados.

"As nossas equipas reúnem-se regularmente com as crianças que ainda estão traumatizados pela perda de suas casas na Síria", frisou Allison Zelkowitz, da Save the Children.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 jun 2019 10:22

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  3 mar 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.