Presidente do Irão diz que Casa Branca está "afligida por retardação mental"

PorExpresso das Ilhas, Lusa,25 jun 2019 8:17

Hassan Rouhani
Hassan Rouhani

Hassan Rouhani subiu o tom das críticas esta terça-feira, 25 de Junho, ao dizer que a Casa Branca está "afligida por retardação mental".

O presidente iraniano disse ainda que a decisão de aplicar sanções a dirigentes iranianos, anunciada ontem pelos EUA, é "ultrajante e idiota" e será "um falhanço certo".

"Vocês colocam sanções ao ministro dos Negócios Estrangeiros [iraniano] e em simultâneo dizem estar disponíveis para contactos?", questionou Rouhani.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou ontem um decreto que, segundo disse, impõe sanções “duras” dirigidas ao Guia Supremo do Irão, ‘ayatollah’ Ali Khamenei, e círculo próximo, além de um reforço generalizado das medidas punitivas à república islâmica.

De acordo com Trump, estas novas sanções seguem-se a “uma série de comportamentos agressivos por parte do regime iraniano no decurso das últimas semanas, incluindo a destruição de um drone americano”. “Vamos intensificar a pressão sobre o Irão”, afirmou Trump em declarações na Casa Branca, assegurando que as sanções poderão permanecer em vigor “durante anos”.

Pouco após as palavras de Trump, o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, anunciava que os EUA também vão impor sanções ao ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Yavad Zarif, e congelar “milhares de dólares” de activos iranianos suplementares. “Vamos colocar Zarif” na lista de sanções, “o mais tardar esta semana”, anunciou Mnuchin, para acrescentar que oito altos responsáveis dos Guardas da Revolução também foram sancionados.

Reagindo ontem à aplicação de sanções, Mohammad Yavad Zarif afirmou que os que rodeiam Trump estão "sedentos por uma guerra".

Dias antes de anunciar estas sanções, o Presidente dos Estados Unidos garantiu que não procura uma guerra com o Irão e está disponível para contactos.

“[Os iranianos} querem falar? Muito bem. Se não, preparem-se para ter uma má economia nos próximos três anos”, avisou. Questionado sobre as condições para um contacto diplomático entre os dois pises, clarificou: “No que me diz respeito, não há condições prévias”, disse, acrescentando porém que Teerão tem de esquecer as armas nucleares.

O clima de tensão entre os Estados Unidos da América e o Irão dura há bastante tempo, mas a crispação aumentou desde que o Presidente norte-americano, há um ano, retirou o seu país do acordo nuclear internacional assinado em 2015, repondo sanções devastadoras para a economia iraniana.

No sábado, Donald Trump admitiu que o uso da força contra o Irão "está sempre em cima da mesa", após a confirmação de que o Irão tinha abatido um drone americano - que, segundo Teerão, violou o espaço aéreo iraniano, mas, de acordo com Washington, estava em espaço aéreo internacional.

Donald Trump anunciou, como retaliação, um ataque contra três locais no Irão, o qual disse ter abortado à última hora para evitar um elevado número de mortos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,25 jun 2019 8:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 mar 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.