PS vence eleições legislativas em Portugal

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 out 2019 23:28

O PS é o partido mais votado com 38,41% dos votos nas eleições legislativas deste domingo, quando estavam apurados os resultados provisórios em 918 das 3.092 freguesias.

As projecções dos resultados eleitorais divulgadas por RTP, SIC e TVI deram a vitória ao PS nas eleições legislativas, entre 34% e 40% dos votos, seguindo-se o PSD, com entre 24,2% e 31%.

Segundo as projecções de resultados que as televisões divulgaram, após o encerramento das urnas nos Açores, quatro partidos poderão pela primeira vez ter representação parlamentar: Iniciativa Liberal, Chega, Livre e Aliança.

No meio de gritos de "vitória" por parte de cerca de uma centena de militantes e simpatizantes socialistas, a secretária-geral adjunta do PS Ana Catarina Mendes disse que "tudo aponta para uma claríssima vitória do PS".

"Há uma clara vontade dos eleitores de continuarmos com um Governo de estabilidade liderado pelo PS. E o PS empenhar-se-á sentido de que os próximos quatro anos sejam de estabilidade política, social e de progresso em Portugal", considerou.

Em contraponto, a secretária-geral adjunta do PS afirmou que, a confirmarem-se as projecções, regista-se "uma derrota histórica no conjunto do PSD e do CDS".

Nesta sua declaração, a "número dois" da direcção do PS agradeceu a todos os eleitores que votaram e elogiou a "mobilização" do seu partido ao longo da campanha eleitoral.

Perante os jornalistas, Ana Catarina Mendes procurou salientar outro ponto: "Os portugueses votaram pela estabilidade governativa".

"Estes resultados confirmam a ideia de se dar mais força ao PS para que haja um Governo estável ao longo da legislatura. É preciso continuarmos o caminho iniciado há quatro anos. Para já, as indicações das projecções apontam para uma grande vitória do PS", disse.

Interrogada sobre os dados da abstenção, que poderá ter subido face a 2015, a secretária-geral adjunta do PS alegou ainda não dispor de dados suficientes e defendeu que o seu partido "apelou sistematicamente a uma maior participação dos portugueses".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 out 2019 23:28

Editado porDulcina Mendes  em  23 jun 2020 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.