Atentado em Mogadíscio causa 76 mortos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,28 dez 2019 10:47

A Somália vive em estado de conflito e caos desde 1991
A Somália vive em estado de conflito e caos desde 1991

Ataque este sábado, com um carro armadilhado numa zona movimentada da capital da Somália provocou também dezenas de feridos, de acordo com fontes médicas

"O número de vítimas que confirmámos é de 76 mortos e 70 feridos". Pode ainda ser superior", declarou à AFP, citada pela Lusa, o director do serviço privado de ambulâncias Aamin Ambulnace, Addukadir Addirahman.

Entre os mortos há dois engenheiros de nacionalidade turca, que no momento da explosão realizavam obras na estrada que une Mogadíscio a Afgoye, e vários estudantes universitários que se encontravam dentro de um miniautocarro a atravessar o cruzamento.

O atentado ocorreu às 08:00 locais (04:00 na Praia), quando um presumível suicida fez rebentar o veículo perto de uma repartição de impostos, num posto de controlo em cujos arredores havia carros patrulha, estudantes e vendedores.

Até ao momento, nenhum grupo terrorista reivindicou a autoria do sucedido, apesar de o grupo jihadista Al Shabad se ter manifestado contra a construção desta estrada.

Mogadíscio sofre frequentemente atentados do Al Shabad, organização terrorista que se filiou em 2012 na rede internacional Al Qaeda e que controla parte do centro e sul da Somália, onde aspira a instaurar um Estado islâmico de cariz wahabi (ultraconservador).

A Somália vive em estado de conflito e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohamed Siad Barré, o que deixou o país sem governo efetivo e nas mãos de milícias islamitas e senhores da guerra.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,28 dez 2019 10:47

Editado porJorge Montezinho  em  29 dez 2019 10:41

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.