​Pelo menos 12 migrantes mortos em naufrágio na Grécia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 jan 2020 13:12

Pelo menos 12 migrantes morreram hoje no mar Jónico, ao largo da costa da ilha grega de Paxos, num naufrágio de uma embarcação que transportava cerca de 50 pessoas, indicou a guarda costeira grega.

"Até agora, 12 corpos foram encontrados. As operações de busca e de resgate prosseguem", indicou um responsável da guarda costeira helénica, precisando que as equipas destacadas no local conseguiram resgatar 21 pessoas.

A embarcação, que teria cerca de 50 migrantes a bordo, naufragou ao largo da ilha de Paxos e teria presumivelmente como destino final as costas italianas.

Seis embarcações de patrulha da guarda costeira grega e dois helicópteros estão envolvidos nas operações de resgate, segundo as autoridades locais.

Quatro cargueiros que navegam naquela zona também estão a participar nas operações.

Milhares de migrantes morreram nos últimos anos no Mar Mediterrâneo, que se tornou uma das rotas marítimas mais perigosas do mundo.

Em 2019, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) registou pelo menos 1.283 mortes no Mediterrâneo, que integra três grandes rotas migratórias: Mediterrâneo Oriental (da Turquia para a Grécia), Mediterrâneo Central (da Líbia para Itália e Malta) e Mediterrâneo Ocidental (de Marrocos para Espanha).

Segundo a mesma organização, pelo menos 19.164 migrantes morreram em naufrágios nos últimos cinco anos.

Em situações diferentes ocorridas na sexta-feira no Mar Egeu, as autoridades gregas resgataram pelo menos 73 migrantes.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 jan 2020 13:12

Editado porFretson Rocha  em  11 jan 2020 14:38

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.