A suspensão das visitas foi ontem anunciada pela ministra da Saúde, Marta Temido, numa conferência de imprensa em Lisboa. A ministra recomendou também o adiamento de eventos sociais.
No sábado foi também anunciado pela ministra que uma escola de Idães, em Felgueiras, o ICBAS, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o edifício do curso de História da Universidade do Minho foram encerrados devido ao surto de Covid-19.
“Identificámos que casos recentemente confirmados como Covid-19 estiveram em instituições de ensino, elevando o risco de transmissão nessas instituições", disse a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa conjunta com a directora-geral da Saúde, Graça Freitas.
"Assim, a autoridade nacional e as autoridades regionais de saúde recomendaram tecnicamente o encerramento da Escola Básica e Secundária de Idães em Felgueiras, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, do ICBAS [Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, também da Universidade do Porto], e do edifício onde funciona o curso de História da Universidade do Minho”, precisou Marta Temido.
A ministra acrescentou, na altura, que as autoridades de saúde estão neste momento a avaliar “se outras medidas serão necessárias”.
Estas medidas foram anunciadas depois de ter sido divulgado a confirmação de 21 casos de infecção com o novo coronavírus em Portugal. Margarida Calafate Ribeiro