​Jornalistas francófonos pedem apoio ao Presidente de Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 abr 2020 6:25

Madiambal Diagne
Madiambal Diagne

O presidente da União Internacional de Imprensa Francófona, Madiambal Diagne, endereçou uma carta ao Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, a pedir apoio e a alertar para o fim de meios de comunicação social afectadas pela pandemia do novo coronavírus.

Na missiva enviada na quarta-feira e que a agência Lusa teve hoje acesso, o presidente dessa organização internacional, fundada há 70 anos e com sede em Paris, França, pediu ao chefe de Estado cabo-verdiano uma “ajuda substancial” aos órgãos de comunicação social do país, que lhes permita fazer face à situação difícil provocada pela pandemia da covid-19.

O jornalista senegalês não escondeu a sua preocupação e disse recear que esta crise, que está à pôr em causa a sustentabilidade dos media não só em Cabo Verde como também em outros países francófonos e no mundo, possa “fazer desaparecer por completo certos meios de comunicação social”.

“Ora, os meios de comunicação social são um elemento essencial do desenvolvimento económico e humano. Mostraram também o seu carácter insubstituível como meio de informação numa altura em que se tomaram as medidas de precaução necessárias face a esta pandemia”, enfatizou Madiambal Diagne.

O presidente da União Internacional de Imprensa Francófona considerou ainda de “extremamente grave” a situação por que passam actualmente muitos meios de comunicação social dos países, em especial os da francofonia.

Na carta, enviada a outros presidentes da República de países francófonos, Madiambal Diagne indicou que a pandemia tem levado a uma redução da paginação ou mesmo à cessação da publicação de muitos meios de comunicação social, particularmente para a imprensa escrita.

A redução drástica das receitas publicitárias é outro ponto que preocupa o presidente dessa organização de jornalistas de língua francesa, que deu conta ainda que a venda de jornais diminui com as medidas tomadas para restringir a circulação de pessoas nos diferentes países.

A União Internacional da Imprensa Francófona é composta por cerca de 3.000 jornalistas representados em 125 países dos cinco continentes.

Cabo Verde aderiu à Organização Internacional da Francofonia em 1996.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 abr 2020 6:25

Editado porFretson Rocha  em  11 abr 2020 11:35

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.