Governador da Sicília denuncia “situação insustentável” em Lampedusa

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 jul 2020 8:00

O governador da Sicília, Nello Musumeci, advertiu que a ilha mediterrânica de Lampedusa "vive uma situação insustentável" devido à constante chegada de migrantes, adiantando que mais 800 pessoas desembarcaram no território nas últimas 24 horas.

"Ocorreram dezenas de desembarques em poucas horas e centenas de imigrantes chegaram a Lampedusa, uma situação absolutamente insustentável", disse Musumeci aos jornalistas depois de visitar  a ilha.

O governador pediu a Roma, este sábado, que declare o estado de emergência na ilha, adiantando que é urgente dar uma "resposta imediata" aos "problemas sociais, sanitários e económicos" provocados pelo desembarque diário de centenas de pessoas, oriundas da costa de África.

Lampedusa é o enclave mais meridional da Itália, ficando situada a menos de 100 quilómetros de Tunes, capital da Tunísia. Nos últimos dias têm chegado à ilha dezenas de embarcações ("pateras") trazendo a bordo migrantes clandestinos.

Na sexta-feira chegaram a Lampedusa mais de 600 pessoas, segundo números oficiais. Na manhã deste sábado desembarcaram mais 200 pessoas levadas por três embarcações.

O presidente da Câmara de Lampedusa, Salvatore Martello, anunciou também hoje que pediu uma audiência ao primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, para relatar a situação vivida na ilha.

O governador Musumeci também lamentou que Roma continue indiferente ao problema e que tenha de ser o Governo Regional a lidar com a situação.

Criticou ainda a União Europeia pela maneira como lida com os migrantes, dizendo que é hora de Bruxelas "despertar e abandonar o papel de hipócrita".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 jul 2020 8:00

Editado pormaria Fortes  em  25 abr 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.