A tomada de posse do novo Presidente dos Estados Unidos da América acontece esta quarta-feira, em Washington.
“Pompa e circunstância à volta da posse de um novo presidente dos Estados Unidos constituem uma tradição consagrada pelo tempo para a nossa nação e um testemunho da perenidade da democracia americana”, indica.
E frisou que embora o ataque ao Capitólio dos EUA durante a contagem dos votos do Colégio Eleitoral tenha sido profundamente perturbador, foi inspirado pela resiliência e dedicação demonstradas pelos seus representantes eleitos, que voltaram ao Capitólio poucas horas depois para confirmar os resultados da eleição e garantir que a vontade do povo americano fosse respeitada.
“Um número record de 159 milhões de americanos exerceram o seu direito de voto e, ao fazê-lo, também fizeram história ao seleccionar Kamala Harris como vice-presidente, a primeira mulher, a primeira afro-americana e a primeira asiático-americana a ser eleita para este alto cargo”, destaca.
Jeff Daigle disse que como Embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, tem a honra de servir um país com tradições democráticas igualmente fortes.
Por outro lado, aplaudiu a imprensa livre de Cabo Verde por destemidamente buscar e divulgar a verdade. "Elogio a sociedade civil cabo-verdiana por trabalhar para garantir que cada homem, mulher ou criança tenha um defensor".
E afirma que admira o povo de Cabo Verde por construir e nutrir uma democracia vibrante que serve como um exemplo brilhante para todos quantos prezam a independência e a liberdade em todo o mundo.
“Neste dia especial da história americana, eu vos saúdo e prometo apoiar os vossos esforços contínuos para construir uma democracia cada vez mais forte e uma sociedade mais justa. Os Estados Unidos da América, asseguro-vos, farão o mesmo”, garante.