Covid-19: OMS pede vacinação mais rápida em contexto de melhoria global

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 fev 2021 14:48

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que é fundamental acelerar a vacinação contra a covid-19, destacando a redução do número de novos casos, que se manifesta há seis semanas por todo mundo.

A directora do departamento de Saúde Pública da OMS, Maria Neira, considerou que a evolução é positiva, mas tem que ser olhada “com prudência”.

O caminho, defendeu, é “continuar com as medidas [para travar os contágios], que são muitas, e aplicá-las de forma estratégica e inteligente”.

“Vemos que a curva está a começar a baixar, o que acontece pela sexta semana. Quanto à mortalidade, também se vê que começa a baixar, embora tenha começado três semanas depois da redução de casos”, indicou durante um congresso sobre segurança alimentar.

O próximo passo será “ver se se pode acelerar a vacinação e se as novas vacinas permitem vacinar em grande escala”, destacou, ressalvando que é preciso analisar quais são os problemas estruturais a resolver para preparar a reacção a uma próxima pandemia.

A responsável da OMS defendeu que será preciso descobrir o que falhou para “não repetir os mesmos erros” e apontou a colaboração internacional como um dos aspectos a melhorar.

“Temos que reflectir sobre a nossa vulnerabilidade como sociedade. Acabámos de chegar a Marte mas, ao mesmo tempo, temos pés de barro em questões como o contágio por um vírus”, declarou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 fev 2021 14:48

Editado porAndre Amaral  em  22 nov 2021 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.