“Violência é uma derrota para todos”, Papa Francisco

PorExpresso das Ilhas, Lusa,17 out 2021 12:40

​O Papa Francisco disse hoje que a “violência é uma derrota para todos” e alertou que “a busca do prestígio pessoal”, mesmo que “disfarçada de boas acções”, pode tornar-se uma “doença do espírito”, noticia a Efe.

Francisco fez essa afirmação, no final da oração do Angelus, na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, em Roma.

“Peço, por favor, que abandonemos o caminho da violência, que é sempre um perdedor e uma derrota para todos (…) Lembremo-nos de que a violência gera violência”, disse.

“Na semana passada houve vários ataques, por exemplo na Noruega, Afeganistão, Inglaterra, que causaram muitos mortos e feridos”, lembrou o sumo pontífice, que expressou “proximidade com as famílias das vítimas”.

Francisco referia-se ao ataque de quarta-feira na cidade norueguesa de Kongsberg, quando um homem armado com um arco e flechas matou cinco pessoas, ao atentado suicida contra uma mesquita xiita no sul do Afeganistão, que causou pelo menos 60 mortes, e ao assassínio do deputado conservador britânico David Amess, na sexta-feira, quando estava a reunido com eleitores do seu círculo eleitoral, no leste de Inglaterra.

Durante a oração do Angelus, Francisco alertou ainda que “a busca do prestígio pessoal pode tornar-se uma doença do espírito, mesmo disfarçada por detrás de boas intenções”, uma “lógica mundana” de viver da qual a Igreja Católica, salientou, não está livre.

“Isto acontece, por exemplo, quando, por detrás do bem que fazemos e pregamos, realmente só procuramos a nós próprios e a nossa afirmação”, afirmou.

“Esta lógica mundana de viver todas as coisas mesmo as relações, para alimentar a nossa ambição, para escalar os degraus do sucesso, para alcançar lugares importantes (…) que se vê também na Igreja, opõe-se à de subir acima dos outros, descer do pedestal para os servir, em vez de emergir acima dos outros, imergir-se na vida dos outros”, defendeu.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,17 out 2021 12:40

Editado porDulcina Mendes  em  17 out 2021 14:44

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.