Mais de 30 pessoas morrem em ataque armado na República Centro-Africana

PorExpresso das Ilhas, Lusa,3 dez 2021 8:42

Mais de 30 pessoas morreram na segunda-feira na República Centro-Africana (RCA), na sequência de ataques armados, alegadamente cometidos por rebeldes do grupo 3R (Retorno, Reclamação, Reabilitação), informou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em conferência de imprensa, o porta-voz da secretaria-geral, Stéphane Dujarric, disse que os membros do grupo 3R, que mataram pelo menos 29 civis e dois militares da RCA, atacaram quatro cidades a sul da cidade de Bocaranga, na província de Ouham-Pendé, na zona noroeste do país.

Stéphane Dujarric adiantou que, como resultado dos ataques, foram colocados capacetes azuis da missão da ONU na RCA (MINUSCA) na área, "para ajudar a proteger os civis, enquanto os incidentes são investigados".

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na intitulada Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.

Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonar as suas casas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,3 dez 2021 8:42

Editado porAndre Amaral  em  5 set 2022 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.