Maltesa Roberta Metsola eleita presidente do Parlamento Europeu

PorExpresso das Ilhas, Lusa,18 jan 2022 12:24

A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PPE), foi hoje eleita em Estrasburgo, França, presidente do Parlamento Europeu para a segunda metade da legislatura sucedendo no cargo ao italiano David Sassoli, falecido na semana passada.

Segundo o anúncio feito pelo eurodeputado português e 2º vice-presidente do Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira, na votação realizada hoje de manhã, Metsola obteve 458 votos entre 616 votos expressos, superando por larga margem a maioria absoluta de que necessitava (309).

Roberta Metsola disputou ao cargo, com três oponentes, a sueca Alice Bah Kuhnke (Verdes/Aliança Livre Europeia), o polaco Kosma Zlotowski (Conservadores e Reformistas Europeus) e a espanhola Sira Rego (Grupo da Esquerda).

A vitória da Metsola, até agora primeira vice-presidente do Parlamento Europeu, era já esperada, em função do entendimento entre as três maiores bancadas do hemiciclo, que previa que a presidência da assembleia europeia na segunda metade da legislatura coubesse a uma figura escolhida pelo PPE, de centro-direita, após o socialista Sassoli a ter assumido nos dois primeiros anos e meio.

A advogada Metsola completa hoje 43 anos de idade e torna-se a terceira mulher a presidir ao Parlamento Europeu e a primeira maltesa a dirigir uma instituição europeia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,18 jan 2022 12:24

Editado porAndre Amaral  em  19 jan 2022 9:52

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.