Presidente são-tomense realiza visita de Estado a Portugal para reforçar cooperação

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 abr 2022 13:49

São Tomé e Príncipe e Portugal assinaram um novo Programa Estratégico de Cooperação com um valor de 60 milhões de euros
São Tomé e Príncipe e Portugal assinaram um novo Programa Estratégico de Cooperação com um valor de 60 milhões de euros

Carlos Vila Nova quer melhorar relação bilateral nas áreas da saúde, educação, defesa e cultura.

“Com Portugal os objetivos são muitos. As nossas relações não são simples relações de cooperação, vamos desenvolver o que já existe, tentar melhorar e eventualmente descobrir novas áreas, mas elas são culturais, elas são históricas, elas são de amizade”, disse este sábado Carlos Vila Nova em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional de São Tomé.

Em Portugal, Carlos Vila Nova tem previsto encontros com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, com o primeiro-ministro, António Costa, e ainda se deslocará à Assembleia da República e à Câmara de Lisboa.

O chefe de Estado são-tomense considerou que “é preciso manter esse espírito [de amizade] para que nos dois países, nos dois povos haja, de facto, melhoria da cooperação” e referiu que vai “maximizar esta visita de modo a trazer os melhores resultados para São Tomé e Príncipe”.

“Nós temos áreas tradicionais de cooperação que são sobretudo a saúde, a educação, a defesa e culturais, de modo que dentro deste âmbito há um leque vasto de acções que nós poderemos desenvolver”, sublinhou Carlos Vila Nova.

São Tomé e Príncipe e Portugal assinaram em Dezembro do ano passado o novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) com um valor estimado em 60 milhões de euros para cinco anos, priorizando as áreas da saúde, educação e cultura, protecção social, trabalho e formação profissional, justiça, segurança e defesa, agricultura, pescas, energia e ambiente, finanças públicas, economia e infraestruturas.

“Dentro deste quadro de programa estratégico de cooperação nós veremos como fazer a implementação do que são as áreas a desenvolver em termos de projeto”, disse o chefe de Estado são-tomense. A visita de Estado decorre nos dias 5 e 6 deste mês.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 abr 2022 13:49

Editado porJorge Montezinho  em  16 dez 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.