Covid-19: Espanha acaba com obrigação de máscaras em quase todos os espaços fechados

PorExpresso das Ilhas, Lusa,19 abr 2022 12:23

O Governo espanhol aprovou hoje o regulamento que vai eliminar a partir de quarta-feira o uso obrigatório de máscara em espaços fechados, excepto nos centros de saúde e sociais e nos transportes públicos.

O novo decreto-lei, que será publicado na quarta-feira no Boletim Oficial do Estado espanhol, põe fim a dois anos de obrigatoriedade de utilização de máscaras de protecção individual em espaços interiores no âmbito da pandemia de covid-19.

São excepções à regra geral “os espaços onde possam existir pessoas vulneráveis", como visitantes e trabalhadores em centros de saúde - incluindo farmácias - e estabelecimentos sociais e de saúde – incluindo lares para idosos, assim como em todos os transportes públicos.

No entanto, a utilização de máscaras é recomendada "quando há multidões e no caso de pessoas vulneráveis", de acordo com o que foi proposto pelos peritos num relatório elaborado antes de Madrid tomar esta decisão.

Será o caso nas escolas, por exemplo, onde deixa de ser obrigatório o uso de máscara nas salas de aula, embora seja recomendado para professores com factores de vulnerabilidade.

Nos locais de trabalho, os serviços de prevenção de riscos profissionais serão responsáveis pela avaliação da necessidade de usar máscara.

Noutros locais fechados de utilização pública como lojas, cinemas, teatros, salas de concertos, museus, bares, restaurantes, locais de vida nocturna, recomenda-se o "uso responsável" de máscaras, assim como no ambiente familiar, reuniões de amigos e celebrações privadas.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, resumiu na segunda-feira que se trata de regras de "sentido comum", estando convencido de que "muitas pessoas" continuarão a usar as máscaras "como um elemento de protecção".

A decisão é tomada três semanas depois de a Espanha ter iniciado uma nova fase da pandemia, na qual apenas são registados os casos graves e os ocorridos em ambientes vulneráveis, e na qual as pessoas com ou sem sintomas ligeiros não devem ser isoladas.

A doença covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detectada pela primeira vez, em Novembro, na África do Sul.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,19 abr 2022 12:23

Editado porA Redacção  em  1 jan 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.