Acidente de canoa com mais de 100 pessoas provoca 14 mortos junto ao Senegal

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 jun 2022 15:05

Pelo menos 14 pessoas morreram quando uma canoa com mais de 100 pessoas que viajavam com a intenção de chegar às Ilhas Canárias (Espanha) irregularmente se virou, segunda-feira, ao largo da costa do Senegal, segundo a imprensa local.

O acidente ocorreu perto de Kafountine, uma cidade costeira no departamento de Bignona, na região sul de Ziguinchor, e, segundo o governador de Ziguinchor, Guédj Diouf, a embarcação virou-se devido a um incêndio, que alegadamente começou por alguém que fumava dentro do barco.

"Há frequentemente combustível nestes barcos", disse, observando que uma pessoa foi "gravemente ferida por queimaduras" e internada no hospital regional em Ziguinchor.

Diouf salientou também que foi aberta uma investigação para encontrar os responsáveis pela partida do barco e que as operações de busca continuam à procura de mais corpos ou sobreviventes.

O Senegal é um dos países prioritários para prevenir a migração irregular para a Europa, através da rota atlântica, que foi reativada nos últimos meses de 2020, com centenas de jovens a regressarem às canoas devido ao encerramento das fronteiras terrestres por causa da covid-19 e a dificuldades económicas agravadas pela pandemia.

Em 2006, durante a chamada "crise do cayuco", termo latino-americano para as canoas, mais de 32.000 pessoas chegaram às Ilhas Canárias em barcos de pesca tradicionais, principalmente do Senegal, Mauritânia e Marrocos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Senegal

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 jun 2022 15:05

Editado porAndre Amaral  em  30 jun 2022 8:39

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.