Países membros da NATO assinaram protocolos de adesão de Suécia e Finlândia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,5 jul 2022 10:31

Os 30 embaixadores da NATO assinaram esta terça-feira, em Bruxelas, os protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia, que terão de ser ratificados por cada um dos membros da Aliança, anunciou a organização.

A Suécia e a Finlândia deram esta terça-feira mais um importante passo na sua adesão à NATO, com a assinatura do protocolo de adesão à Aliança. Os documentos foram assinados na presença dos chefes da diplomacia da Suécia, Ann Linde, e da Finlândia, Pekka Haavisto, na sede da NATO, a sigla em inglês da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

"A assinatura dos protocolos de adesão lança o processo de ratificação em cada um dos países membros", disse o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, antes da cerimónia.

A partir de agora, os estados membros da Aliança vão proceder à ratificação do processo.

O protocolo assinado hoje significa que Helsínquia e Estocolmo podem participar nas reuniões e ter maior acesso aos dados dos serviços secretos da NATO, mas não estão protegidos pelo Artigo 55, que estipula que um ataque a qualquer membro significa um ataque a todos.

O acordo foi facilitado pelo Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, e terminou um bloqueio de um mês por Ancara, abrindo o caminho para os dois novos membros da organização.

“Hoje demonstrámos mais uma vez que esta é uma aliança aberta à entrada de novos parceiros”, disse Stoltenberg, sublinhando que esta “foi uma escolha independente e livre dos finlandeses e suecos, com a consciência de que com a sua entrada estariam mais seguros e fortes”, sublinhou.

A Finlândia e a Suécia têm desde hoje o estatuto de “convidados” na NATO, após os embaixadores dos 30 países membros da Aliança Atlântica terem assinado os protocolos de adesão dos dois países, que terão de ser ratificados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,5 jul 2022 10:31

Editado pormaria Fortes  em  23 mar 2023 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.