OMS receia um novo surto de ébola na República Democrática do Congo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,22 ago 2022 16:00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que as autoridades sanitárias da República Democrática do Congo (RDCongo) estão a investigar um provável novo surto de Ébola na província do Kivu do Norte, no nordeste do país.

O Laboratório Nacional de Investigação Biomédica congolês está a processar amostras que chegaram de um paciente que morreu na semana passada, depois de ter apresentado sintomas da doença.

"Enquanto os testes estão a ser realizados, a OMS já está no terreno a apoiar os profissionais de saúde na investigação deste caso e na preparação para um eventual ressurgimento" da doença, anunciou a organização.

Estão igualmente a ser desenvolvidos esforços para localizar pessoas que tiveram contacto com o paciente morto para detetar se apresentam quaisquer sintomas.

A organização indicou ainda que irá fazer por assegurar que as pessoas necessitadas terão acesso aos tratamentos recomendados, baseados numa tecnologia que envolve a utilização de anticorpos monoclonais.

Estes medicamentos, considerados um avanço no combate à doença, que tem uma taxa de mortalidade entre 60% e 80%, têm um custo elevado.

Os últimos surtos de Ébola foram comunicados em 2021 na Guiné-Conacri e na RDCongo, embora o surto mais grave da história se tenha desenvolvido até à escala de uma epidemia que se espalhou pela África Ocidental entre 2014 e 2016, período durante o qual causou mais de 11.000 mortes.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,22 ago 2022 16:00

Editado porAndre Amaral  em  23 ago 2022 8:31

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.