Justiça já reviu alguns documentos retirados da casa de Trump

PorExpresso das Ilhas, Lusa,30 ago 2022 8:33

O Departamento de Justiça norte-americano informou hoje uma juíza federal que já concluiu a revisão de documentos extraídos durante as buscas à residência do ex-presidente Donald Trump, que possivelmente contêm informações cobertas pelo privilégio advogado-cliente.

A carta do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) surgiu depois de, através de uma ordem provisória emitida no fim de semana, a juíza federal Aileen Cannon se ter mostrado inclinada a nomear um perito independente para supervisionar as buscas realizadas em 08 de Agosto por agentes do FBI em Mar-a-Lago, a residência de Donald Trump na Florida, conforme solicitado pelo ex-presidente.

Numa moção apresentada hoje no tribunal federal da Florida, o Departamento de Justiça observou que, antes dessa ordem provisória no sábado, uma equipa especial identificou "um conjunto limitado de materiais que potencialmente contêm informações privilegiadas advogado-cliente", cuja revisão já foi concluída e agora e está no processo de "resolver potenciais disputas de privilégios".

Nesse sentido, o Departamento de Justiça disse que fornecerá mais informações durante a semana, além de responder a outras perguntas levantadas pela magistrada.

A juíza convocou ambas as partes para uma audiência na próxima quinta-feira num tribunal federal de West Palm Beach para tratar da acção movida pelo ex-presidente, que pediu a nomeação de um especialista independente para supervisionar o caso das buscas à sua casa em Mar-a-Lago.

Através da sua advogada Lindsey Halligan, Trump também solicitou um documento mais detalhado sobre o material que foi apreendido e a devolução de tudo o que não constava na ordem judicial que autorizou a busca feita em 08 de Agosto, durante a qual o FBI recuperou documentos altamente sigilosos.

Na última sexta-feira, o Departamento de Justiça divulgou uma versão editada da declaração que justificava as buscas à casa do ex-presidente.

De acordo com essa "declaração juramentada", a busca foi motivada pela descoberta, há meses, de documentos sigilosos, alguns deles contendo informações "ultrassecretas", em caixas que estiveram em Mar-a-Lago - a residência e clube do ex-presidente na Florida - e que foram devolvidas em Janeiro deste ano ao Arquivo Nacional.

Nenhum espaço de Mar-a-Lago tem autorização para guardar material sigiloso, conforme se lê no documento divulgado com as justificações do FBI para a busca à mansão, e no qual indica ainda que existe " causa provável para acreditar que serão encontradas evidências de obstrução".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,30 ago 2022 8:33

Editado porAndre Amaral  em  18 mai 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.