Uma centena de terroristas morre afogada a fugir dos militares na Nigéria

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 set 2022 8:09

Cerca de 100 combatentes extremistas afogaram-se num rio no nordeste da Nigéria quando tentavam fugir de uma ofensiva militar, segundo fontes de segurança e residentes.

Os militares nigerianos lançaram uma ofensiva terrestre e aérea na semana passada para desalojar os fundamentalistas islâmicos de várias aldeias ao longo do rio Yezaram, obrigando os rebeldes a fugirem para o rio, com cerca de 100 a acabarem por morrer afogados.

O rio Yezaram situa-se no estado de Borno, perto da Floresta de Sambisa, o principal esconderijo dos combatentes do Boko Haram e do grupo Estado Islâmico na África Ocidental (Iswap).

Na quinta e sexta-feira, "mais de 100 terroristas morreram, a maioria deles por afogamento enquanto tentavam atravessar o rio", disse um responsável militar à agência de notícias France-Presse (AFP), que falou sob condição de anonimato, e confirmou também a morte de quatro soldados nigerianos na ofensiva.

O conflito de 13 anos no nordeste da Nigéria entre as autoridades e os rebeldes matou 40.000 pessoas e desalojou dois milhões de habitantes, que tiveram de abandonar as suas casas, de acordo com a ONU.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 set 2022 8:09

Editado porAndre Amaral  em  26 mai 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.