Diário da República de Angola publica resultados proclamando João Lourenço como Presidente

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 set 2022 11:38

O Diário da República (DR) de Angola publicou esta sexta-feira, 09, os resultados das eleições gerais de 24 de Agosto, proclamando oficialmente João Manuel Gonçalves Lourenço como Presidente eleito e Esperança Eduarda Francisca da Costa como Vice-Presidente.

Segundo os dados publicados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o MPLA venceu as eleições com 51,17% de votos válidos, elegendo 124 deputados, enquanto a UNITA, segunda força política em Angola, obteve 43,95%.

Nestas eleições, o Partido de Renovação Social (PRS) não conseguiu além de 1,14% de votos dos angolanos, elegendo dois deputados, a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) elegeu dois deputados, o que representa 1,06% de votos.

A força política que também elegeu dois deputados é o Partido Humanista de Angola (PHA), correspondente a 1,02% de votos.

Ao todo, o parlamento angolano é composto por 220 deputados.

Entretanto, a UNITA não reconhece os resultados dessas eleições, tendo recorrido ao Tribunal Constitucional (TC) de Angola que negou provimento à providência cautelar interposta por este maior partido da oposição, alegando que este procedimento não era o meio adequado.

A UNITA pretendia que fosse declarada a ineficácia da acta dos resultados definitivos das eleições de 24 de agosto – que deram a vitória por maioria absoluta ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) – e que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) fosse intimada a admitir as suas reclamações.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Angola

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 set 2022 11:38

Editado porSheilla Ribeiro  em  10 set 2022 14:53

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.