Zimbabué quer "estratégia nacional" para fazer face a incêndios

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 out 2022 7:08

​O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, pediu esta terça-feira uma nova "estratégia nacional" para combater os incêndios, uma "ameaça crescente" no país, um dia depois de 10 agricultores terem morrido queimados quando combatiam um incêndio.

“É necessária uma nova estratégia nacional para minimizar essa ameaça crescente e cujos riscos aumentam a cada dia até que cheguem as primeiras chuvas [da próxima estação chuvosa, prevista para o final de Novembro]", disse Mnangagwa, num comunicado.

O Presidente manifestou-se "chocado" pela morte "horrível" na segunda-feira de 10 camponeses em campos agrícolas perto da cidade de Bulawayo, no sul.

De acordo com a polícia do Zimbabué, a vítima mais jovem tinha 20 anos e a mais velha 53.

Além das vítimas mortais, mais quatro pessoas ficaram feridas gravemente com queimaduras.

Um dos sobreviventes, Mhlaliswa Ngwenya, disse que o vento intenso fez aumentar a intensidade das chamas, que cercaram os agricultores.

"Fiquei com queimaduras nos braços e na cabeça. Podia ouvir os gritos dos homens que estavam a morrer", disse Ngwenya, citado na edição de hoje do jornal estatal The Herald.

Outubro é o mês mais seco no Zimbabué, e os incêndios florestais são comuns nesta época do ano.

Às vezes, esses incêndios assumem proporções incontroláveis após os agricultores queimarem as suas terras preparando-as para a sementeira, em Novembro.

A polícia atribuiu os recentes incêndios, que atingem várias partes do país, "à actividade imprudente, negligente e, em alguns casos, criminosa".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 out 2022 7:08

Editado porSara Almeida  em  12 out 2022 12:16

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.