Doze pessoas mortas em novo ataque atribuído a milícia rebelde na RDCongo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 dez 2022 14:41

Pelo menos 12 pessoas foram mortas num novo ataque executado por alegados membros das Forças Democráticas Aliadas (ADF), uma milícia alinhada com o grupo extremista Estado Islâmico, em várias aldeias da província de Ituri, na República Democrática do Congo.

A organização não-governamental (ONG) Convenção para o Respeito dos Direitos Humanos (CRDH) afirmou que os assaltantes invadiram as aldeias de Apakolu, Abulembi e Mangina Pori, todas situadas no território de Irumu, sem que as autoridades se tenham pronunciado sobre o assunto.

Christophe Munyanderu, o coordenador da ONG no leste do país, criticou a inação das forças de segurança e lamentou que mais de 45 pessoas tenham sido mortas em Irumu durante o último mês, de acordo com a estação de rádio congolesa Radio Okapi.

As ADF, um grupo ugandês criado nos anos 1990 que era particularmente activo no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) e acusado de matar centenas de civis nessa parte do país, podem estar a tentar voltar a operar no Uganda, de onde se retirou em 2003 após uma série de operações militares que reduziram drasticamente a sua capacidade de realizar ataques no país.

O grupo separou-se em 2019 após Musa Baluku - sancionado pelas Nações Unidas e pelos Estados Unidos - ter prometido fidelidade ao grupo terrorista Estado Islâmico da Província da África Central (ISCAP, na sigla em inglês), sob cuja bandeira tem vindo a operar desde então. O aumento dos seus ataques e a reivindicação de um ataque na capital ugandesa, Kampala, levaram ambos os países a lançar operações conjuntas no leste da RDCongo.

Baluku sucedeu a Jamil Mukulu como líder do grupo após a sua prisão de 2015 na Tanzânia.

Desde 1998, o leste da RDCongo tem estado mergulhado num conflito alimentado por milícias rebeldes e ataques de soldados do exército, apesar da presença da força de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (Monusco), com mais de 16.000 militares uniformizados no terreno.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

RDCongo

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 dez 2022 14:41

Editado porSara Almeida  em  21 dez 2022 19:42

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.