COVID-19: Nova variante XBB.1.5 detetada pela primeira vez na África do Sul

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 jan 2023 9:55

A Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, anunciou hoje que detectou pela primeira vez no país a presença da sub-linhagem XBB.1.5, associada a uma maior transmissibilidade da covid-19.

A variante foi descoberta numa sequenciação de genes realizada pelos investigadores da universidade numa amostra colhida no dia 27 de Dezembro, disse o director desta unidade, Tulio de Oliveira, no Twitter, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou estar a avaliar o risco da nova XBB.1.5, que está a propagar-se rapidamente em vários países, como os Estados Unidos, onde já representa cerca de 40% dos casos de covid-19.

A líder técnica da OMS na resposta à covid-19, Maria Van Kerkhove, foi mais longe e afirmou, na videoconferência de imprensa, que a XBB.1.5 “é a sub-variante mais transmissível detectada até agora”.

A XBB.1.5 é uma recombinante de duas sub-linhagens da BA.2 e foi originalmente identificada em Outubro de 2022, tendo já sido detectada em 29 países, a que se junta agora a África do Sul.

A covid-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus detectado há três anos na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, tendo assumido várias variantes e sub-variantes, umas mais contagiosas do que outras.

A doença é uma emergência de saúde pública internacional desde 30 de Janeiro de 2020 e uma pandemia desde 11 de Março de 2020.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 jan 2023 9:55

Editado porSara Almeida  em  1 out 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.