Fragata russa treinou lançamentos de mísseis hipersónicos no Atlântico

PorExpresso das Ilhas, Lusa,25 jan 2023 9:46

A fragata russa Almirante Gorshkov treinou o lançamento de mísseis hipersónicos na parte ocidental do Oceano Atlântico através de uma simulação de computador, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

A tripulação da fragata simulou o lançamento de um míssil Zircon contra um alvo marítimo que imitava um navio inimigo e que se encontrava a uma distância de mais de 900 quilómetros, segundo o ministério de Serguei Shoigu.

Durante o treino, "a tripulação de combate da fragata demonstrou alta coordenação das acções", acrescentou a Defesa.

A fragata Almirante Gorshkov também planeia realizar uma série de exercícios conjuntos na costa da África do Sul junto com a Marinha daquele país e com a da China em Fevereiro.

A ofensiva militar lançada a 24 de Fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e quase oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 7.068 civis mortos e 11.415 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,25 jan 2023 9:46

Editado porSara Almeida  em  25 jan 2023 15:37

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.