Adesão formal da Finlândia à NATO concretizada "nos próximos dias"

PorExpresso das Ilhas,31 mar 2023 14:18

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, deu esta sexta-feira a garantia de que a Finlândia vai juntar-se à Aliança Atlântica nos próximos dias, após o parlamento turco ter ratificado a adesão do país nórdico à mesma, reporta a Reuters.

"Todos os 30 aliados da NATO já ratificaram o protocolo de adesão" deste país, lembrou Jens Stoltenberg citado pelo Notícias ao Minuto, acrescentando: "A Finlândia vai juntar-se formalmente à nossa aliança nos próximos dias".

As declarações de Jens Stoltenberg surgem após o parlamento da Turquia ter ratificado, na quinta-feira, a adesão da Finlândia à aliança transatlântica. A candidatura finlandesa foi aprovada por unanimidade por parte dos deputados turcos.

Isto duas semanas após o chefe de Estado do país, Recep Tayyip Erdogan, ter anunciado que o país iria ratificar esse mesmo pedido de adesão, no decurso de uma visita do homólogo finlandês, Sauli Niinisto, a Ancara.

A Hungria - outro país que tinha mostrado algumas reservas face a esta adesão finlandesa à NATO - tinha já tomado essa mesma posição na segunda-feira. Deste modo, terminaram os obstáculos que até agora impediam que Helsínquia passasse a fazer parte do leque de membros desta aliança militar, que ganhou um novo fôlego com o surgimento de um novo conflito no leste europeu.

Foi já há dez meses, em Maio de 2022, que a Finlândia, acompanhada da Suécia, solicitou a adesão à Aliança Atlântica, motivada pela invasão russa sobre território ucraniano. Deste modo, pretenderam cessar décadas de uma política de não-alinhamento militar, em vigor desde os anos 90 do século passado.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de Fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,31 mar 2023 14:18

Editado porAndre Amaral  em  21 dez 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.