Congressistas aliados de Trump iniciam processo de destituição de Biden

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 jun 2023 8:23

Os republicanos no Congresso dos Estados Unidos deram esta quinta-feira um primeiro passo para iniciar um eventual processo de 'impeachment' [destituição] contra o Presidente Joe Biden, solicitado por um conjunto de apoiantes de Donald Trump.

Estes congressistas acusam o líder democrata de ser responsável por uma invasão na fronteira entre os Estados Unidos e o México, devido à sua política de imigração.

A Constituição dos EUA prevê que o Congresso pode acusar o presidente por "traição, suborno ou outros crimes e contravenções graves".

O Presidente Biden "colocou em perigo a segurança dos Estados Unidos e a saúde do povo americano", defendeu a congressista Lauren Boebert, na acusação.

A republicana do Colorado acredita que o 'inquilino' da Casa Branca merece ser afastado do cargo por esse motivo.

No entanto, um processo formal de 'impeachment' permanece muito hipotético até ao momento, por falta de apoio político.

O resto da oposição republicana recusa-se nesta fase a aventurar-se neste terreno, por medo de transformar o procedimento num exercício puramente partidário.

Em vez de decidir directamente sobre o processo de 'impeachment', os republicanos da câmara baixa do Congresso decidiram esta quinta-feira passar primeiro por uma votação no comité, refreando a iniciativa dos aliados de Trump.

Os democratas, por sua vez, manifestaram-se contra o processo de destituição.

Nunca um presidente sofreu um 'impeachment' na história norte-americana, embora três tenham sido indiciados - Andrew Johnson em 1868, Bill Clinton em 1998 e Donald Trump em 2019 e 2021 -, com todos a acabarem absolvidos.

Richard Nixon preferiu renunciar em 1974 para evitar um 'impeachment' garantido por parte do Congresso devido ao escândalo Watergate.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 jun 2023 8:23

Editado porAndre Amaral  em  18 mar 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.