OIM pede acção regional face a onda sem precedentes na América Central

PorExpresso das Ilhas,27 set 2023 14:37

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu hoje aos governos dos países da América Central uma "estratégia regional abrangente" para atender às necessidades humanitárias imediatas do número sem precedentes de migrantes que transitam pela região.

Segundo o Serviço Nacional de Migração (SNM) do Panamá, mais de 390.000 migrantes atravessaram este ano o Darien Gap, uma densa floresta tropical que liga a América do Sul à América Central e um ponto de passagem para muitas pessoas que tentam chegar aos Estados Unidos e ao Canadá.

Só em Agosto, referiu o SNM panamiano, 82.000 pessoas, na sua maioria provenientes da Colômbia, Venezuela, Equador e Haiti, atravessaram esta perigosa rota, o número mensal mais elevado jamais registado.

"A situação sublinha a necessidade urgente de um compromisso colectivo imediato dos governos dos países de origem, de trânsito e de destino para prestar assistência humanitária", declarou a directora regional da OIM para a América Central, América do Norte e Caraíbas, Michele Klein Solomon, num comunicado.

Nesse sentido, Michele Solomon considerou "fundamental" aumentar as acções para "cuidar especialmente de grupos vulneráveis, como mulheres e crianças".

Nos países ao longo da rota, os migrantes enfrentam desafios como a fome, doenças, desidratação, roubos, violência e abuso sexual.

Estes desafios, segundo o director regional da OIM para a América do Sul, Marcelo Pisani, são "demasiado vastos para que qualquer nação do continente possa enfrentar sozinha".

A OIM também destacou novas tendências nos fluxos migratórios, como o caso cada vez mais frequente de cubanos e cidadãos africanos que escolhem rotas aéreas para a América Central, a fim de evitar o Darien Gap.

Assim, entre Janeiro e Julho de 2023, apenas 4.100 migrantes de África atravessaram esta rota, menos 65% do que no mesmo período de 2022.

Apenas 524 cubanos foram registados no Darien Gap durante o mesmo período, sublinhou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,27 set 2023 14:37

Editado porAndre Amaral  em  28 set 2023 8:07

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.