Tribunal Superior Eleitoral do Brasil confirma inelegibilidade de Bolsonaro

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 set 2023 7:57

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na quinta-feira um recurso de Jair Bolsonaro e confirmou a inelegibilidade do antigo Presidente brasileiro durante oito anos, por "abuso de poder político".

Os sete juízes confirmaram uma decisão prévia do TSE, de 30 de Junho, de desqualificar o ex-governante a uma possível candidatura às eleições presidenciais de 2026, por "abuso de poder político" e "uso indevido dos meios de comunicação social".

Os juízes tinham até quinta-feira para publicar a decisão no 'site' do TSE.

O ex-chefe de Estado (2019-2022) qualificou a decisão como uma "facada nas costas" e prometera anteriormente recorrer junto dos 11 juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), o mais alto tribunal do país.

Bolsonaro foi punido pelos ataques sem provas à alegada falta de fiabilidade das urnas electrónicas, três meses antes das eleições presidenciais que Luiz Inácio Lula da Silva venceu.

Numa reunião em Brasília com embaixadores, a 18 de Julho de 2022, Bolsonaro deu informações erradas sobre a votação electrónica e sugeriu que o exército deveria intervir se o sistema falhasse.

O TSE ainda está a analisar outros 15 processos a envolver Jair Bolsonaro, que é também alvo de cinco inquéritos no STF que podem resultar em penas de prisão.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 set 2023 7:57

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.