HRW. Gana continua a acorrentar e maltratar pessoas com doenças mentais

PorExpresso das Ilhas, Lusa,30 out 2023 14:22

A organização não-governamental (ONG) Human Right Watch (HRW) denunciou hoje que o Gana continua a algemar pessoas com problemas de saúde mental, uma acção que proibiu em 2017 mas que não respeita.

A proibição de algemar estas pessoas, adoptada pelo governo do Gana em 2017, e as promessas de resolver este abuso, não acabaram e as pessoas com deficiências psicossociais continuam a ser acorrentadas, disse hoje a vice-diretora dos direitos das pessoas com deficiência da HRW, Elizabeth Kamundia, através de um comunicado.

A ONG liderou uma investigação em dois centros de cura espiritual, conhecidos como "campos de oração", onde descobriu que 10 pessoas foram "mantidas acorrentadas contra a sua vontade, numa detenção por tempo indeterminado, e sujeitas a outros maus-tratos".

"O Governo deve fazer cumprir a proibição e ajudar as pessoas a melhorar as suas vidas. Uma só pessoa acorrentada já é demais", acrescentou a representante da HRW.

Uma mulher de 19 anos foi acorrentada num "quarto decadente e mal ventilado" porque, segundo a HRW, "os funcionários não queriam que ela comesse" porque "o jejum era o tratamento prescrito para a sua doença e era necessário para a sua 'libertação'".

Algumas pessoas que tinham sido acorrentadas partilharam com a HRW que sofriam de "fome constante e aguda devido à escassez de alimentos".

A ONG testemunhou uma série de graves violações dos direitos humanos em ambos os campos, o Campo de Oração Pure Power, na cidade de Mamfe, e no Centro de Oração Mt. Horeb, na cidade de Adeso, ambos no sul do país.

"A recusa em dar alimentação adequada, as condições insalubres e a falta de higiene, a falta de acesso a cuidados de saúde, a privação de liberdade e a recusa de liberdade de movimentos" foram alguns dos abusos cometidos nos campos, segundo a HRW.

No Gana, segundo a organização, as famílias levam muitas vezes as pessoas com "doenças mentais reais ou suspeitas a curandeiros religiosos ou tradicionais, devido à crença generalizada de que uma maldição ou feitiçaria causa essas deficiências".

A vice-diretora da HRW disse que o Governo do Gana "permite que estes campos funcionem com um mínimo de regulamentação e sem repercussões por violarem os direitos das pessoas com deficiências psicossociais".

A HRW observou ainda que, de acordo com a Lei de Saúde Mental do Gana de 2012, as pessoas com deficiências psicossociais "não devem ser submetidas a tortura, crueldade, trabalho forçado ou qualquer outro tratamento desumano, incluindo algemas".

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,30 out 2023 14:22

Editado porAndre Amaral  em  31 out 2023 7:57