Turquia apoia candidatura de Mark Rutte à liderança da NATO

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 abr 2024 15:32

A Turquia vai apoiar a candidatura do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, para suceder a Jens Stoltenberg como secretário-geral da NATO, anunciou hoje a diplomacia de Ancara.

O anúncio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia aconteceu três dias depois de uma reunião em Istambul entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e Rutte.

Logo a seguir a esse encontro, Erdogan não revelou a escolha da Turquia, mas sublinhou que a sua decisão seria baseada em argumentos racionais, enquanto, sorrindo, desejava a Rutte sucesso na sua "nova jornada".

Mark Rutte, de 57 anos, é considerado o principal favorito para assumir a liderança da Aliança, numa corrida eleitoral em que vai enfrentar o presidente romeno, Klaus Iohannis.

Vários países -- França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha -- já manifestaram o seu apoio ao líder cessante do Governo holandês.

Contudo, a Hungria, governada pelo ultra-conservador Viktor Orbán, que mantém relações estreitas com a Rússia, opõe-se à candidatura de Rutte e levantaram-se vozes a favor de uma candidatura do flanco oriental da Aliança.

A decisão da liderança da NATO, que deverá ser anunciada numa cimeira marcada para julho em Washington, vai ser tomada por consenso entre os estados-membros.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Turquia NATO

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 abr 2024 15:32

Editado porSheilla Ribeiro  em  20 nov 2024 23:25

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.