"A União Europeia (UE) está com Portugal enquanto o país tenta debelar grandes incêndios. Vamos mobilizar urgentemente oito aviões de combate a incêndios através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para ajudar os profissionais no terreno", escreveu Ursula von der Leyen na rede social.
A presidente do executivo comunitário agradeceu também a "rápida reação" de Espanha, Itália, França e Grécia para ajudar Portugal: "Isto é a solidariedade da UE no seu melhor".
Vários incêndios estão hoje a atingir Portugal, sobretudo no distrito de Aveiro, o que obrigou Portugal a pedir à União Europeia (UE) um reforço de meios para combater os fogos.
No domingo, o Governo português declarou situação de alerta para todo o território do continente até às 23h59 de terça-feira devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.
Segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ao final da manhã de hoje estavam ativos 36 incêndios, que mobilizavam mais de 2.100 operacionais, apoiados por 645 viaturas e 32 meios aéreos.