Hutis do Iémen reivindicam ataque com míssil contra Israel

PorExpresso das Ilhas,18 jan 2025 14:00

Os rebeldes Hutis do Iémen, apoiados pelo Irão, reivindicaram hoje o ataque com um míssil contra Israel tendo, pouco depois, o exército israelita revelado ter intercetado o projétil.

Os Hutis atingiram "o Ministério da Defesa do inimigo israelita na região ocupada de Yafa (nome árabe de Jaffa) com um míssil balístico", disse o porta-voz militar, Yahya Saree.

Por seu lado, o exército israelita afirmou ter intercetado o míssil disparado pelos Hutis do Iémen sem causar vítimas e cujos restos acabaram espalhados por Jerusalém, menos de 24 horas depois da entrada em vigor de um cessar-fogo na Faixa de Gaza previsto para as 06:30 de domingo (hora de Lisboa).

Os rebeldes Hutis, que ocupam vastas áreas do Iémen devastado pela guerra, têm vindo a lançar ataques em território israelita desde o início da guerra em Gaza, alegando estar a agir "em solidariedade" com os palestinianos.

Na quinta-feira, os Hutis avisaram que iriam continuar os seus ataques se Israel não respeitasse os termos do cessar-fogo na Faixa de Gaza com o movimento islamita palestiniano Hamas.

Juntamente com o Hamas e o Hezbollah libanês, estes rebeldes fazem parte daquilo a que o Irão chama o "eixo de resistência" contra Israel.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,18 jan 2025 14:00

Editado porEdisângela Tavares  em  19 jan 2025 9:14

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.