Rede elétrica reposta a 100% e normalizada depois do apagão em Portugal

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 abr 2025 8:57

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu hoje que o serviço está totalmente reposto e normalizado.

Numa informação enviada à agência Lusa, a empresa explica que, após o apagão que afectou a Península Ibérica e parte do território francês desde a manhã de segunda-feira, a religação da rede foi feita em cascata (alta, média e baixa tensão) e que foi possível recuperar mais depressa o fornecimento de energia "fruto da gestão integrada da rede nos vários níveis de tensão. Temos a rede reposta a 100% e normalizada”.

O presidente do Conselho de Administração da E-Redes, José Ferrari Careto,  explica que a E-Redes, em colaboração com o Operador de Rede de Transporte (REN) "colocou em acção o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência, face aos problemas que afectaram a rede elétrica nacional às 11.30 de segunda-feira, 28 de abril, com o objectivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível para todos os clientes".

Também , a REN – Redes Energéticas Nacionais garantiu que a rede de energia está “perfeitamente estabilizada” e que pouco antes das 23.30 de segunda-feira já tinham sido repostas todas as subestações, depois do “evento absolutamente excecional”, com origem externa, que se verificou às 11.33 de segunda-feira.

A REN é a empresa responsável por garantir o transporte de eletricidade e de gás, a gestão técnica global do Sistema Elétrico e do Sistema de Gás, assim como a recepção, armazenamento e regaseificação de Gás Natural Liquefeito e o armazenamento subterrâneo de gás natural.
O apagão afetou em Portugal Continental todos os 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 abr 2025 8:57

Editado pormaria Fortes  em  29 abr 2025 15:22

pub.
pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.